O que é hreflang? Guia Completo para SEO Internacional
Aprenda o que é a tag hreflang, para que serve e como implementá-la corretamente para SEO internacional. Veja exemplos de sintaxe, erros comuns e melhores práticas.
A tag hreflang
é um atributo HTML que informa ao Google e a outros mecanismos de busca qual é a relação entre páginas em diferentes idiomas ou direcionadas a diferentes regiões. Usá-la corretamente é fundamental para o SEO internacional, garantindo que o usuário certo veja a versão certa da sua página.
Teste sua Implementação hreflang
A implementação de hreflang pode ser complexa. Em breve, você poderá usar nosso Analisador de Hreflang para verificar se suas tags estão configuradas corretamente e identificar erros comuns. (Ferramenta em desenvolvimento - Fase 4 do Roadmap)
Quando Usar a Tag hreflang?
Você deve usar hreflang
quando tiver o mesmo conteúdo (ou muito similar) traduzido ou adaptado para diferentes públicos. Os cenários mais comuns são:
- Múltiplos Idiomas: Um site com versões em Português, Inglês e Espanhol. (ex:
meusite.com/br/
,meusite.com/en/
,meusite.com/es/
) - Variações Regionais do Mesmo Idioma: Um site com conteúdo em português para o Brasil e outro para Portugal. (ex:
meusite.com.br
emeusite.pt
) - Combinação de Idioma e Região: Um site em inglês para os EUA e outro em inglês para o Reino Unido.
Como Implementar hreflang?
Existem três maneiras de implementar as anotações hreflang
. Você deve escolher apenas uma delas.
1. Tags HTML no <head>
(Mais Comum)
Este é o método mais fácil para a maioria dos sites. Adicione um conjunto de tags <link>
na seção <head>
de cada página. Importante: todas as versões da página devem listar todas as outras versões, incluindo a si mesma.
Exemplo: Um blog tem uma versão em português do Brasil e uma em inglês.
<!-- Adicionado na versão em pt-br -->
<link rel="alternate" hreflang="pt-br" href="https://meusite.com/br/artigo" />
<link rel="alternate" hreflang="en" href="https://meusite.com/en/article" />
<link rel="alternate" hreflang="x-default" href="https://meusite.com/en/article" />
<!-- Adicionado na versão em en -->
<link rel="alternate" hreflang="pt-br" href="https://meusite.com/br/artigo" />
<link rel="alternate" hreflang="en" href="https://meusite.com/en/article" />
<link rel="alternate" hreflang="x-default" href="https://meusite.com/en/article" />
2. Cabeçalhos HTTP
Para arquivos que não são HTML (como PDFs), você pode usar o cabeçalho de resposta HTTP para especificar as versões de idioma.
Link: <https://meusite.com/br/documento.pdf>; rel="alternate"; hreflang="pt-br",
<https://meusite.com/en/document.pdf>; rel="alternate"; hreflang="en"
3. Sitemap XML
Para sites muito grandes, adicionar tags em cada página pode ser ineficiente. A implementação via sitemap é a solução mais limpa e escalável. Para cada URL, você especifica todas as suas variantes de idioma.
<url>
<loc>https://meusite.com/br/artigo</loc>
<xhtml:link rel="alternate" hreflang="en" href="https://meusite.com/en/article"/>
<xhtml:link rel="alternate" hreflang="pt-br" href="https://meusite.com/br/artigo"/>
</url>
<url>
<loc>https://meusite.com/en/article</loc>
<xhtml:link rel="alternate" hreflang="pt-br" href="https://meusite.com/br/artigo"/>
<xhtml:link rel="alternate" hreflang="en" href="https://meusite.com/en/article"/>
</url>
A Importância do x-default
O valor hreflang="x-default"
é uma diretiva especial que informa ao Google qual página deve ser mostrada a usuários de idiomas que você não tem uma versão específica. Por exemplo, se um usuário da Alemanha (que fala alemão) chegar ao seu site, o x-default
define a página "padrão" que ele deve ver, como a sua versão em inglês. É uma prática de SEO altamente recomendada.
Erros Comuns a Evitar
- Links Quebrados: O link na tag
hreflang
deve apontar para uma página válida. - Falta de Links de Retorno: Se a página A aponta para a página B, a página B deve apontar de volta para a página A.
- Códigos Incorretos: Use o formato correto:
idioma-país
(ex:pt-BR
,en-US
) ou apenasidioma
(ex:pt
,en
). Os códigos de país são opcionais.